Atualizado às 22h49.
Um trem do Metrô de São Paulo descarrilou na estação Palmeiras-Barra Funda no final da manhã desta segunda-feira (5). Ninguém ficou ferido.
O incidente provocou lentidão nas principais linhas do metrô, entre elas, a 1-azul, 3-vermelha e 2-verde. Usuários que estavam em um trem na estação Sé chegaram a relatar que foram orientados a sair da composição. A situação é pior no Anhangabaú, onde algumas pessoas chegavam a esperar 20 minutos para conseguir entrar na estação.
Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, na Sé a situação era semelhante, com duas grandes filas que quase alcançavam as escadas. Por volta das 15h apenas quatro catracas estavam funcionando, além de uma para usuários preferenciais, o que causava 10 min de espera para entrar na estação. Como não havia divisão das filas, muitas pessoas se amontoavam próximo as catracas, aumentando a demora.
Na porta de outras estações, os passageiros enfrentavam longas filas para conseguir entrar. O Metrô estava fazendo a redução de entrada de usuários com controle nas catracas das estações. Os trens estão circulando apenas por uma via entre as estações Santa Cecília e Palmeiras-Barra Funda.
O metrô informou em nota que “às 11h53 ocorreu o descarrilamento de um jogo de rodas do carro 5 de um trem próximo à estação Barra Funda, na Linha 3-Vermelha. Os passageiros foram retirados pelos empregados do Metrô pela passarela de emergência”.
Às 20h35 a composição foi retirada.