CPTM

CPTM estuda levar Linha 13-Jade para o Cambuci

8152860614_bbe866d93aCom o prazo apertado para entregar em 2014 a Linha 13-Jade da CPTM (trem de Guarulhos que vai ligar a capital ao aeroporto de Cumbica), o governo do estado já estuda o prolongamento do ramal nas suas duas pontas. A CPTM esta contratando estudos para a continuação da linha 13 rumo ao centro de São Paulo, onde é previsto que a linha siga por um trajeto diferente do proposto anteriormente, onde era esperado o compartilhamento de vias com a Linha 12-Safira, em direção ao Brás.

A empresa esta contratando o projeto funcional, onde serão estudados a viabilidade de levar a linha rumo ao Cambuci, de encontro com a Linha 10 – Turquesa da Companhia. Devem ser contemplados também integrações com as futuras ou atuais linhas de Metrô, como 2-Verde, 3-Vermelha e 6-Laranja.

Já rumo a Guarulhos, na região Leste da cidade, o projeto funcional vai estudar a viabilidade do ramal atender a região de Bonsucesso.

O edital estará disponível à partir do dia 06/08/2013 até o dia 20/09/2013, nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.e-negociospublicos.com.br.

Abertura das propostas para implantação.

Nos próximos dias a CPTM deve abrir as propostas para as obras da primeira fase da linha, que custará R$ 1,2 bilhão, 11 km de extensão e três estações: Engenheiro Goulart, conectando com resto do sistema metroferroviário através da conexão com a Linha 12-Safira, além das paradas Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Por dia, circularão pela linha 120 mil passageiros, em média.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus