Os trabalhos de repotencialização do trecho de 22 quilômetros entre São Mateus e Piraporinha pode ser concluído em Outubro. Segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, com a conclusão dos trabalhos, será possível a operação 100% com veículos movidos a tração elétrica: “Será o primeiro corredor 100% verde de São Paulo. Os ganhos são todo o percurso, que poderá operar só com veículos elétricos. São ganhos ambientais”.
Segundo ainda Joaquim, devem ser negociados a troca da frota gradativa dos ônibus convencionais, por trólebus propriamente ditos: “O passo seguinte será acertar cronograma de renovação da frota com a concessionária Metra, para se ajustar a essa realidade. Ainda terá alguma coisa de (ônibus movido a) diesel rodando. Mas todo o corredor poderá operar só com ônibus elétrico”, disse.
“Reabrimos a discussão. Esse contrato é de 1997 e naquela época, havia previsão de o Estado entregar o corredor 100% eletrificado e potencializado, o que ocorre agora”, explicou Joaquim Lopes. “Todos os nossos terminais passam por reforma e adequação de acessibilidade e estarão prontos em 2014, atendendo a decreto federal”, completou o presidente da EMTU.
Ao todo foram três contratos de repotencialização, eletrificação e reforma dos terminais, o investimento é de quase R$ 70 milhões. Entretanto, no trecho recém eletrificado entre Piraporinha e Jabaquara onde as subestações dão conta da operação 100% dos trólebus, ainda rodam veículos a diesel. Recentemente, a Metra adquiriu 30 ônibus apelidados de “superarticualdos” movidos à diesel, contra 20 novos trólebus comprados, sendo que outros 24 ônibus elétricos foram baixados no mesmo período.