Após a tentativa frustrada de lançamento de uma PPP para construção e operação da linha 6-laranja do Metrô, onde não houve interessados, o governo de São Paulo marcou para a próxima sexta-feira, 6, o lançamento do edital.
Em sua primeira fase, que é objeto desta licitação, a futura Linha 6 – Laranja do Metrô vai ligar a Estação São Joaquim da Linha 1 – Azul, no centro, à Brasilândia, na zona norte da capital. O ramal é orçado em R$ 8 bilhões.
Na tentativa anterior, o Metrô não conseguiu interessados. Tudo por que o setor privado não quis arcar com os custos da desapropriações. Já neste novo formato, o poder público vai bancar com este custo. Após o lançamento do edital, haverá prazo de 45 dias para a formatação de propostas de eventuais interessados.
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, estima que as obras só comecem no primeiro bimestre do ano que vem.
Sem previsão de obras, a Linha 6-Laranja deve ser estendida nas duas pontas. A norte rumo a rodovia dos Bandeirantes, e a leste rumo ao bairro da cidade Líder na Zona Leste de São Paulo.