Monotrilho

A primeira linha de monotrilho do Brasil está desativada há 13 anos

Nesta sexta-feira (30), o Governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, em visita as obras da linha 15-Prata do Metrô, afirmou que aquela seria a primeira linha de monotrilho do Brasil. Só que o tucano se enganou. O Brasil já teve uma linha de trens aéreos na cidade de Poços de Caldas.

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O Monotrilho mineiro era de propriedade particular, interligava o terminal rodoviário da cidade até a área central, totalizando 6 km de extensão e 11 estações. E este projeto não é tão novo assim, como o de São Paulo. Completou 30 anos, em 20 de agosto de 2011, e ainda não apresenta sinal de solução para a conclusão. A empresa detentora da concessão municipal, por 50 anos, até 2031, a J Ferreira Ltda, executou menos de um terço (8 km) dos 30 km previstos. Ao final da concessão, o patrimônio do modal seria revertido ao município.

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Atualmente, o monotrilho está desativado desde 2000 e uma parte da via foi destruída em 2003, impossibilitando o reinício imediato das operações. Entretanto, há planos para a sua revitalização e reativação.

Mas, voltando a cidade de São Paulo, Alckmin acertou em dizer que a Linha 15 será o primeiro monotrilho de alta capacidade. O Monotrilho que vai ligar o Ipiranga à cidade Tiradentes, passando pela Vila Prudente e São Mateus, foi projeto para carregar 40 mil passageiros por hora/sentido. Uma linha de Metrô leva em média 60 mil. Isto não deixa de causar uma certa expectativa com o novo, ou não tão novo modal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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