Trecho entre Vila Prudente e Oratório com a passarela de emergência - Imagem de Sergio Mazzi
Monotrilho

Sem informar prazo, Alckmin promete Monotrilho até a estação Ipiranga

Trecho entre Vila Prudente e Oratório com a passarela de emergência - Imagem de Sergio Mazzi
Trecho entre Vila Prudente e Oratório com a passarela de emergência – Imagem de Sergio Mazzi

Conforme já sabíamos, o Governo Paulista anunciou o prolongamento da Linha 15-Prata, o Monotrilho que vai ligar a Cidade Tiradentes até a Vila Prudente, até a estação Ipiranga da CPTM, com um trecho adicional de 2,2 km.

No entanto, o Governador Geraldo Alckmin, que fez nesta sexta-feira o anúncio, não deu prazos para inicio das obras, e tão pouco inicio da operação: “Isto atende melhor ao usuário, distribui a demanda para não ter uma superlotação aqui em Vila Prudente”, afirmou Alckmin.

Testes do Monotrilho

De acordo com o governo, a previsão é que em setembro cheguem as primeiras composições, para início dos teste em outubro. Ao todo, a linha terá 54 trens, com sete carros cada. O primeiro trem foi desenvolvido no Canadá e já está em fase de testes. As demais composições estão sendo fabricadas em Hortolândia (na região de Campinas). Todos contarão com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros (salão de passageiros contínuo), operação automática (sem a necessidade de operador) e sistema de CFTV com monitoramento em tempo real, entre outras tecnologias.

Primeiro trem do monotrilho em testes no Canada
Primeiro trem do monotrilho em testes no Canada

Nos 2,9 km do trecho inicial, a previsão é que sejam transportados 13,3 mil passageiros por dia. Na linha completa, com 24,5 km até Cidade Tiradentes (zona leste), a previsão é que sejam transportados 40 mil passageiros por hora em cada sentido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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