SPTrans

Promotoria se reune com empresarios de ônibus para debater melhorias no transporte coletivo em SP

Saad Mazloum, o Promotor de Justiça conhecido por atuação na investigação do transporte público, que mantem o Blog do Ônibus realizou na semana passada uma reunião com representantes da SPTrans e das concessionárias e permissionárias do transporte coletivo da capital paulista, para a discussão de medidas para a melhoria do transporte público em São Paulo. A reunião foi realizada como parte dos inquéritos civis instaurados na Promotoria para apurar as condições oferecidas aos usuários do sistema.

“Estamos dando mais um passo efetivo e concreto para melhorar o serviço prestado à população paulistana”, afirmou o Promotor que solicitou aos concessionários  adotem uma série de medidas, em curto prazo, para amenizar uma série de problemas apontados pelos usuários ao Ministério Público, como superlotação dos ônibus, comportamento inadequado dos condutores, falta de paradas nos pontos, intervalo excessivo entre ônibus da mesma linha, más condições dos pontos de ônibus e abrigos e não realização de partidas.

sol-incide-sobre-letreiro-de-onibus-e-dificulta-visualizacao-do-itinerario-na-avenida-23-de-maio-zona-sul-de-sao-paulo-1274365930133_615x300

Na reunião, a Diretoria de Operações da SPTrans forneceu à Promotoria um levantamento com o número de reclamações registradas por consórcio, mês a mês, e um ranking das empresas, classificadas de acordo com o número de reclamações em relação ao número de passageiros transportados. Também apresentou um estudo das linhas, por área de concessão, com o mapa da velocidade média desenvolvida pelos ônibus.

Os concessionários e permissionários se comprometeram a realizar reuniões periódicas com seus operadores para orientá-los a melhorar o atendimento aos usuários, inclusive disponibilizando um canal de comunicação direta com os passageiros. Eles também deverão remeter à Promotoria relatórios mensais dessas reuniões e de outras providências adotadas para a melhoria da qualidade dos serviços, bem como informarão eventuais dificuldades para operação que exijam providências do poder público, como más condições das vias urbanas e sinalização precária, e locais onde é recorrente a invasão de faixas exclusivas de ônibus. A SPTrans, por sua vez, também enviará relatórios periódicos para que a Promotoria possa fiscalizar a adoção das providências pelos concessionários e permissionários. (Com as informações de MP-SP)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus