Metrô SP

Interdição da rua Oscar Freire coloca em cheque prazo do Metrô para segunda fase da linha amarela em 2014

O Metrô de São Paulo precisou interditar um trecho da rua Oscar Freire já neste sábado (20) para obras da estação que leva o mesmo nome da rua. No local será erguida mais uma parada da Linha 4-Amarela. O bloqueio vai ocorrer entre a rua Artur de Azevedo e a avenida Rebouças. No trecho, vagas de zona azul serão retiradas.

Os veículos deverão trafegar pelas duas faixas remanescentes, à esquerda da via. A CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) vai sinalizar rota alternativa pelas ruas Artur de Azevedo e Alves Guimarães. Para tanto, foi necessário a criação de um novo cruzamento com semáforo na avenida Rebouças com a rua Alves Guimarães.

 Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

O Governo do estado mantém o prazo para segundo semestre de 2014, a entrega das estações da segunda fase da linha. Mas, fazendo uma matemática rápida, é de se duvidar que realmente este prazo seja mantido. Se o Metrô fosse entregar a estação imediatamente após o fim da interdição, o prazo seria 20 de janeiro de 2015, e não mais no ano da copa do mundo.

Sucessivos atrasos

Em 2001, na fase de licitação, o governo prometia entregar o ramal amarelo em 2006. Em abril de 2003, o prazo é postergado para 2007. Já em 2007, com o acidente na estação Pinheiros, o prazo é adiado para 2010. Naquela época, a segunda fase era prevista para 2012. Após isto, o Metrô sempre trabalhou com prazos de entrega para 2014.

Quando estiver plenamente pronta, a linha 4-amarela terá 12,8 km de extensão e 11 estações, ligando o centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona sul da capital.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus