Mobilidade Urbana

MetroRio e SuperVia operam esquema especial para visita do Papa

metro_rioDurante a Jornada Mundial da Juventude, os trens e o metrô vão operar em esquema especial. Para atender aos eventos que acontecerão na praia de Copacabana, o Metrô vai operar em horários escalonados. Nos dias 25 e 26 de julho, o esquema vai acontecer das 12h às 5h.

Entre 19h e 0h dos dois dias, estarão abertas para embarque, com todos os tipos de cartão, as demais estações entre Flamengo e Saens Peña (Linha 1) e Flamengo e Pavuna (Linha 2). Nas estações Botafogo, Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, o embarque se dará somente com o Cartão Horário, que continua sendo comercializado até quarta-feira (24) em seis estações da (Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória). A estação Cantagalo permanecerá fechada durante a Operação Especial.

Nos dias 23, 24, 27 e 28 de julho a operação será normal; as estações estarão abertas e todos os tipos de cartões serão aceitos. Entre os dias 18 e 24/07, o cartão será comercializado somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória. Os cartões serão vendidos por R$ 3,20 e R$ 6,40 para os cartões de ida e volta. Durante a Operação Especial da Jornada Mundial da Juventude, não será aceito nenhum outro tipo de cartão.

Os trens da SuperVia funcionarão 24 horas nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho. No sábado (27), a concessionária estenderá a operação contínua para o ramal Santa Cruz com o objetivo de facilitar a ida dos peregrinos para a Vigília com o Papa Francisco, em Guaratiba, na Zona Oeste. Na volta, após a Missa com o pontífice (domingo, 29), o esquema da concessionária prevê trens com intervalos de 9 minutos no ramal Santa Cruz (6 minutos no trecho entre Campo Grande e Central do Brasil) e um embarque de 18 mil pessoas por hora.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus