Promessa antiga do Governo do Estado, o trem de Guarulhos que esta a mais de uma década em projeto, ainda não tem data certa para inicio das obras. Por hora, o governo declarou de utilidade pública, uma área de 43 mil metros quadrados na capital paulista e em Guarulhos, na Grande São Paulo, para a construção da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Sobre as obras, a CPTM se limita em dizer que a licitação para a construção do ramal “está em processo final”. Em nota, a empresa disse que no dia 30 deste mês, “as empresas já pré-qualificadas entregarão os envelopes com as propostas comerciais e serão escolhidas as melhores ofertas”.
A Linha 13-Jade custará R$ 1,2 bilhão, terá em sua primeira fase 11 km de extensão e três estações: Engenheiro Goulart, conectando com resto do sistema metroferroviário através da conexão com a Linha 12-Safira da CPTM, além das paradas Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Por dia, circularão pela linha 120 mil passageiros, em média.
Passageiro do aeroporto terá que fazer baldeação.
A GRU Airport, que administra Cumbica, divulgou no ano passado que construirá um sistema de transporte interno – monotrilho ou veículo leve sobre trilho (VLT) – no aeroporto, ligando-o à estação terminal da Linha 13, que ficará ao lado do Terminal 4, na Rodovia Hélio Smidt, o de menor movimento de passageiros. Mas, vale lembrar que a linha não servirá apenas para quem viaja de avião, mas também moradores da região.
Sucessivos atrasos
Em meados de 2000 o Governo do Estado anunciou a pretensão da construção do trem de guarulhos.
2002: A Infraero e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinaram naquela ano, convênio para iniciar um trabalho conjunto com o objetivo de construir uma linha de trem expressa da região central de São Paulo até o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O projeto da CPTM previa 24 quilômetros de trilhos, com utilização de 10 quilômetros da então chamada linha F (12-Safira) da CPTM e a construção de outros 14 quilômetros próximo à Rodovia Ayrton Senna. As obras eram previstas para outubro ou novembro de 2002 e seriam entregues em 24 a 30 meses.
2006: Sem tirar do papel a promessa de 2002, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo publica uma Manifestação de Interesse convidando empresas de consultoria a apresentarem propostas com os projetos básicos. Mas o projeto não vai para frente.
2007: Após a análise dos estudos e a definição das regras dessa PPP, a CPTM prepara o edital de concorrência pública e terão início as Audiências Públicas. A assinatura do contrato é prevista para acontecer entre o fim de 2007 e início de 2008 e a conclusão das obras até 2010.
2011: A atual gestão abandona o projeto de construção da Linha 14-Ônix da CPTM, batizada de Expresso Aeroporto, que ligaria a estação da Luz ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A linha estava prevista no plano Expansão SP e a inauguração também foi prometida para 2014. O ramal também é encurtado e não atendera mais diretamente o centro de São Paulo.
O Governo do Estado mantem a promessa de entregar a Linha 13 em Dezembro de 2014.