Mobilidade Urbana

Protestos em SP: Confira tudo que aconteceu nesta segunda-feira

Protesto - 17-068h00 – “Amigos, eu errei. É muito mais do que 20 centavos” – Arnaldo Jabor, após duras criticas ao Movimento contrário ao aumento da terifa, pede desculpas pelo rádio (veja aqui)

10h00 – Haddad aparece de surpresa em encontro entre Secretários da prefeitura e MPL. Outros integrantes do movimento se encontraram com Governo do estado, e segundo Alckmin, ficou acertado que nos novos protestos o comando da PM ficará em contato via rádio com os líderes das manifestações.

Uma integrante do movimento que realiza os protestos contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo se encontrou, na manhã desta segunda-feira (17), com o prefeito Fernando Haddad (PT). A jovem Nina Capello estava na Prefeitura para discutir a participação do movimento no Conselho da Cidade. O encontro, marcado na sexta-feira (14), seria apenas com o secretário de Governo, Antônio Donato, mas o prefeito resolveu passar pelo local, segundo a assessoria da Prefeitura. MPL quer outro encontro com o prefeito Fernando Haddad na quarta-feira, 19/06, às 10h no sindicato dos jornalistas.

16h00 – Já reunidos no Largo da Batata, em Pinheiros, os manifestantes já gritam em coro que devem caminhar até Avenida Paulista.

17h00 – A Avenida Faria Lima está fechada nos dois sentidos por causa da aglomeração de manifestantes. “O povo, unido, governa sem partido”, gritam os manifestantes, ainda concentrados no Largo da Batata.

18h00 – O protestos se divide em três caminhos distintos. Um grupo seguirá para a Avenida Paulista, outro seguirá para a Marginal Pinheiros e um terceiro descerá a Avenida Faria Lima em direção à zona sul da cidade. Já são mais de 30 mil pessoas, segundo a PM. Como se esperava, trata-se da maior desde a onde de protestos pela redução da tarifa de ônibus, no dia 6.

18h15 – Os manifestantes não estão deixando levantar a bandeiras de partidos, como do Psol, PCdoB, PSTU, que vinham aparendo nos demais protestos. A fila formada pela marcha se estende do Largo da Batata até a Avenida Rebouças. Muita gente ainda está chegando para acompanhar o ato. A equipe da Rede Globo também foi expulsa do protesto.

20h00 – Alckmin na mira do protesto – Entre os vários gritos entoados pelos manifestantes, o governador Geraldo Alckmin foi um dos alvos. “Governador, pode escolher, ou cai a tarifa ou cai você”, cantava a multidão que desceu a Avenida Faria Lima sentido zona sul. Um outro grito atribuiu à violência dos últimos protestos à Polícia Militar. “Que coincidência! Não tem polícia, não tem violência”, disseram os manifestantes, que cobram a revogação do aumento das tarifas de transporte público em São Paulo. “Mãos ao alto, R$ 3,20 é um assalto”, cantou um grupo.

21h00 – Os integrantes do Movimento Passe Livre que estão na Ponte Estaiada, na zona sul de São Paulo, informaram que pretendem seguir até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, sede do governo do Estado. Parte do bloco, no entanto, está se dispersando.

Datafolha diz que são mais de 65 mil manifestantes nas ruas de SP

21h30 – Manifestantes se dirigem a sede do Governo Paulista, no palácio dos bandeirantes.

Itinerário do protesto:

Itinerário do Protesto do dia 17-06

22h00 – O quinto ATO que reuniu mais de 60 mil pessoas nesta segunda-feira (17) nem acabou, e já esta marcada nova manifestação contra o aumento na tarifa de ônibus para esta terça-feira (18) . O sexto protesto terá a concentração na Praça da Sé, às 17h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus