Ciclista

Holandeses mostram como priorizar o uso da bicicleta como meio de transporte em SP

DSC_7251Autoridades Paulistanas receberam uma comitiva de Amsterdã, na Holanda para debater e aprender como priorizar o uso da bicicleta como meio de transporte. Amsterdã é considerada a melhor cidade do mundo para a pratica. Todos os dias 40% da população da cidade vai de bicicleta para o trabalho, 40% de transporte público e apenas 20% de carro. A capital da Holanda tem 800 mil habitantes e 500 km de ciclovias, que são percorridas por meio milhão de ciclistas todos os dias.

De acordo com a  vice-prefeita da cidade, Carolien Gehrels, São Paulo precisa investir em infraestrutura e ensinar as pessoas a usar as bicicletas todos os dias: “Minha primeira impressão é que vocês não são acostumados com as bicicletas no dia-a-dia, porque nós vamos assim [de bicicleta] para o trabalho, de segunda a sexta”, fala Carolien.

A vice-prefeita acredita que para a eficácia da ação, as vias exclusivas devem funcionar todos os dias, como o serviço de transportes, mesmo que custe tirar espaço dos carros. A vice-prefeita diz que é preciso fazer com que as pessoas se acostumem com as bicicletas no trânsito. “Você vai precisar de pelo menos três coisas: boa infraestrutura, boas bicicletas e ensinar as pessoas a usar a bicicleta desde crianças, não só aos domingos, mas no dia-a-dia”, orienta.  “Mudar é difícil, mas eu acho que você precisa ser até um pouco radical, você precisa escolher a bicicleta, senão nunca vai acontecer” – finaliza Carolien. (Com as informações de G1)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus