Monotrilho

Concorrência com corredor de trólebus pode anular extensão do Monotrilho para São Bernardo do Campo

monorailDe acordo com publicação do jornal “Diário do Grande ABC” duas extensões de linhas de monotrilhos defendidas pelo governo do estado podem não sair do papel. A afirmação é do Ex-presidente do Metrô e atual secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos do Estado, Peter Walker.

A primeira, a Linha 18-Bronze para o bairro Alvarenga, em São Bernardo, tem possibilidade de não ser executada. O problema é que já existe a concessão da Metra no corredor de trólebus, e isto esbarra justamente no trecho entre o Terminal São Bernardo e Ferrazópolis. Peter diz que o sistema de trólebus da Metra tem boa aceitação popular e considerável IPK (Índice de Passageiros por Quilômetro, utilizado para medir a qualidade do transporte), além de estar em vigência até 2017. Se o contrato fosse quebrado haveria pagamento de indenização à concessionária. “Chegamos à conclusão que fazer a PPP (Parceria Público-Privada, modelo adotado para o monotrilho do Grande ABC) até o bairro Alvarenga é um risco muito grande.”

Por isso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita à região no fim de maio, anunciou que o destino final da primeira etapa do sistema será a estação Djalma Dutra, na Avenida Prestes Maia, no Centro.

A outra problemática está na ligação da Linha 17-Ouro com Diadema. O ex-presidente do Metrô foi categórico na entrevista ao comentar da chance da cidade ter elo direto com o metrô. “Não podemos jogar dinheiro fora sobrepondo um sistema ao outro.” A questão foi levantada pela deputada estadual Regina Gonçalves (PV) (relembre aqui)

Walker se referiu ao corredor Diadema-Brooklin, que interliga por trólebus e ônibus convencionais o município à rede de metrô pela Estação Jabaquara. Para baldeação, no entanto, é cobrada tarifa cheia de passagem. O corredor também é operado pela Metra, e esbararia no mesmo problema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus