Monotrilho

Governo anuncia extensão da Linha 17 – Ouro para Diadema e São Bernardo do Campo

Mal iniciaram as obras da Linha 17 – Ouro do Metrô, um monotrilho que vai interligar bairros da zona sul ao aeroporto de congonhas, e o Governo já fala em extensão após o Terminal Jabaquara. O ramal pode chegar até o município de Diadema, com um um acréscimo de dez quilômetros da rota que já esta planejada.

A linha agora passa ligar a estação São Paulo – Morumbi até o bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, fazendo integração com outra linha de monotrilho projetada, a  Linha 18-Bronze, esta que por sua vez ligará o bairro do Alvarenga em São Bernardo até a estação Tamanduateí já na capital.

De acordo com publicação do jornal “Diário do Grande ABC”, a articulação política para viabilidade do projeto foi comandada pela deputada estadual Regina Gonçalves (PV-Diadema), que anunciou ontem a conquista após se reunir com o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV).

A interlocução foi feita diretamente com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Diadema ficou isolada nos projetos estaduais para melhorar a mobilidade urbana. O governador percebeu que não seria justo com o município pela importância política e econômica que a cidade tem para São Paulo”, analisou a parlamentar.

Regina contou que desde o ano passado mantém conversas com o Estado para consolidar o projeto de extensão da linha. “O projeto estava sendo estudado desde o segundo semestre do ano passado. Constatamos primeiro a viabilidade técnica e depois houve a capacidade política de conversar. Não falamos antes por conta do período eleitoral”, destacou.

Mas o morador do ABC terá que esperar ainda para o benefício. Não existe prazo para o inicio da obra.

Por Renato Lobo | Imagem de Marcio Staffa

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus