O Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, vetou o projeto do MetroRio de vender o nome das estações para garantir mais verba (relembre aqui).
Na tarde desta quinta-feira, 16, o MetroRio ja divulgou comunicado informando que não haverá mais a troca dos nomes.
Segundo a empresa, o projeto, chamado Naming Rights, não muda o nome das estações e sim permite a exploração comercial de cada uma. Os patrocinadores se comprometeriam, em contrato, a oferecer serviços adicionais para os usuários nessas estações.
Em seu site, a concessionária anunciava o Projeto Estação Patrocinada, que previa que empresas ligassem seus nomes aos de estações. De acordo com as informações do site, apenas 6 das 35 estações estão incluídas no projeto: Carioca, Uruguaiana, Central e Cinelândia, no centro; General Osório, em Ipanema, zona sul; e Maracanã, na zona norte.
Em fevereiro do ano passado a SuperVia, concessionária dos trens urbanos, lançou programa semelhante. Entre as estações oferecidas estava a que atende o estádio Engenhão, no Engenho de Dentro, mas até agora ela não mudou de nome.
A SuperVia conseguiu vender o patrocínio para as estações do teleférico do Complexo do Alemão. As gôndolas que transportam moradores e turistas foram pintadas de vermelho, com o logotipo da Kibon e as estações ganharam pontos de venda da marca.