O projeto dos trens regionais do estado de São Paulo, um deles que vai cortar a Região Metropolitana de Campinas (RMC), ligando Americana a Santos, está atraindo os quatro fornecedores de trens instalados no Brasil e mais dois que devem montar suas fábricas no Brasil.
A CAF e a Bombardier, situados na cidade de Hortolândia, além da Siemens e Alstom, já desenvolvem estudos para avaliar o potencial desse mercado.
A novidade é que a Vossloh, empresa Alemã que vai fabricar os 22 VLTs para Santos, e a Malásia Scomi Engineering, ganhadora da licitação para elaboração do projeto, fabricação e implantação da Linha 17 – Ouro do Metrô também mostraram interesse nos trens regionais. Em breve devem instalar suas fabricas em nosso território.
Já para implantação do sistema, quatroze grupos empresariais estão interessados na implantação. Trata-se de uma de uma PPP com investimentos na ordem de R$ 18 bilhões, sendo que cerca de R$ 4 bilhões do governo do Estado.
A proposta do Trem Regional é ligar as quatro regiões metropolitanas do Estado que formam a chamada Macrometrópole Paulista, com as regiões de Campinas, São Paulo, Santos e Vale do Paraíba, onde estão 153 cidades de 30 milhões de pessoas. Essa macrometrópole gera 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e reúne 72% da população e 80% de toda a riqueza gerada no Estado.