Santo André, no ABC paulista vai ter 13 vias exclusivas para circulação de ônibus, entre corredores e faixas exclusivas. Os locais que receberão as melhorias são a Avenida Dom Pedro II, Avenida Dom Pedro I, Avenida Giovanni Batista Pirelli, Avenida dos Estados, Rua Carijós, Rua das Monções, além da região por onde deve passar a Linha 18 – Bronze do Metrô, o monotrilho que vai ligar São Bernardo do Campo a Estação Tamanduateí, em São Paulo, passando pelo Jardim Bom Pastor, em Santo André.
Segundo informações do Blog Ponto de Ônibus, algumas vias contarão com pistas segregadas, outras serão apenas faixas preferenciais e, em algumas ruas e avenidas, haverá readequação de estacionamentos para dar fluidez aos transportes públicos.
Para tirar do papel, a administração municipal tenta financiamento dos projetos pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento na ordem de US$ 250 milhões. A cidade também deve contar com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para Mobilidade Urbana.
Bilhete Único
Outra melhoria no transporte da cidade é a implantação do Bilhete Único, que vai permitir o uso de mais de um ônibus por 90 minutos, e o usuário deve ter acesso pela internet e por dispositivos de celulares aos dados do GPS dos ônibus para ter informações em tempo real sobre a localização dos ônibus e horários de partidas e passagens pelos pontos.
Por Renato Lobo | Imagem de Adamo Bazani