O vice-governador, Guilherme Afif,confirmou que o projeto de trens intercidades (ou regionais) deve ter sua licitação publicada em outubro, com previsão de início das obras em 2014. O período de obras deve ser de 3 anos.
Os trens deverão ter velocidade média de 120 km/h, podendo chegar a 160 km/h.
A princípio, serão 2 linhas. A primeira ligará a Capital a Campinas, Americana, Jundiaí, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos e o outro ligará São Paulo a Sorocaba, São Roque, São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba. A estação na Capital deverá servir de ligação com o TAV e com o metrô.
O projeto foi idealizado pelo BTG Pactual e pela Estação da Luz Participações (EDLP). O montante a ser investido é de R$ 18 bilhões, no esquema de Parceria Público Privada (PPPs), sendo que cerca de R$ 4 bilhões do governo do Estado. Afif já garantiu que os R$ 4 bilhões estão reservados no orçamento.
O presidente da Estação Luz Participações crê que deve entregar até julho todos os estudos necessários.
A tarifa deve ser por volta de R$ 15 por trecho.
Afif ainda destacou que os trens não irão competir com o TAV. “O TAV concorre com o avião, que é um meio para distâncias maiores”, afirma.
A decisão para a escolha da estação central, em São Paulo, ainda está a definir.
Os locais mais cotados para receber essa estação central são a Estação da Luz (junto com o complexo Julio Prestes); a Água Branca e a região do Campo de Marte, que precisaria de uma extensão do metrô no local. A definição passa também pelo crivo da Prefeitura de São Paulo, que precisa acordar a questão dos terrenos a serem cedidos com os governos estadual e federal.
Por Caio Lobo com informações do Estado de São Paulo