Mobilidade Urbana

“Vamos aumentar a velocidade do ônibus e diminuir a do carro em SP”, diz Tatto

Jilmar TattoPostura um tanto quanto corajosa do Secretário de Municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto em entrevista ao site “Último Segundo” do portal IG desta quarta-feira (17).  Tatto diz com todas as letras que vai “Aumentar a velocidade dos ônibus e diminuir a dos carros”.

De acordo com a entrevista, o secretário contou que paulistano que optar por ficar dentro do automóvel para ir ao trabalho ou voltar para a casa deve se preparar para sair mais cedo ou chegar mais tarde. “A cidade tem de optar pelo transporte público porque ninguém mais consegue andar. Se der para compartilhar, vamos compartilhar. Ninguém aqui é contra o carro. Mas não é questão de opção. Nós não temos alternativa. Temos de investir no transporte público para que as pessoas que usam o carro possam andar no transporte público, que deve ser de qualidade”, diz o secretário.

As ações serão voltadas para a construção de 150 quilômetros de corredores exclusivos e mais 150 quilômetros de faixa exclusiva como as principais medidas: “Tem gargalos que precisam de intervenções mais radicais. Digo gargalos de ônibus porque gargalo de carro está na cidade inteira. Mas todos os pontos que travam e que tem o ônibus junto do carro nós vamos separar.”

Bicicleta terá vez no trânsito, promete Tatto

Além de perder espaço para o transporte público, os carros também terão de se acostumar com a segunda prioridade da gestão Haddad: as bicicletas. “É uma tendência no mundo. Onde está estruturado, como na Europa, estabilizou o uso transporte coletivo. Lá já tem uma rede, diminuiu o número de carros e teve um crescimento vertiginoso no uso de bicicleta. É uma tendência para São Paulo”, afirmou o secretário, que emenda com as três propostas para ampliar e facilitar o uso da bicicleta na cidade: “Construir 150 quilômetros de ciclovia, reduzir a velocidade dos carros para que a rua possa ser compartilhada com as bicicletas e fazer a concessão de uma rede de bicicletas compartilhadas com até 50 mil unidades”.

Veja a entrevista completa

Por Renato Lobo, com as informações de IG

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus