CPTM

Empurra-empurra na estação Brás e a morte de um garoto de 15 anos

Embarque CPTMNotícia que cabe nos noticiários policiais, mas que levanta uma antiga discussão sobre o embarque de passageiros nas plataformas de trem: Um garoto de 15 anos morreu ao tentar embarcar na estação Brás, mais precisamente na plataforma 7 da Linha 12-Safira da CPTM nesta terça-feira (16) por volta das 17h00.

Inicialmente falou-se em pisoteamento, mas a polícia esclareceu que a causa do acidente ainda está sendo apurada. As imagens da plataforma 7 ainda não haviam sido vistas pela policia até o final da tarde desta quarta-feira (18). Entretanto, o titular da Delegacia do Metropolitano (Delpom), José Eduardo Navarro, acredita que a vítima, Leonardo de Souza Silva tenha caído nos trilhos por conta da aglomeração da plataforma. O delegado apura ainda se o adolescente teria se desequilibrado durante um brincadeira e caído no vão entre o trem e a plataforma. “As imagens vão ajudar a solucionar o caso”, disse.

Em nota, a CPTM afirma que Leonardo pulou da plataforma para a porta da composição ainda em movimento, se desequilibrou e caiu entre dois carros. Segundo a companhia, a estação não estava lotada.

Independentemente do que possa ter levado a morte deste garoto, todo mundo conhece o caos que é o embarque em algumas estações de trem. Claro que o governo tem parte na culpa, por anos de sucateamento do sistema ferroviário, e agora corre atrás do rabo para tentar resolver este problema com a modernização do sistema.

Mas fica aqui registrado que a população tem culpa também, não só por escolher quem a representa no governo, mas também por atitudes animalescas principalmente na estação Brás. Homens e mulheres se acotovelam por disputarem um lugar nos assentos. Gentileza nestes senários passa longe. Abaixo um vídeo que relata bem a situação:

YouTube video

Barreiras nas plataformas

A Polícia Civil defende a instalação de barreiras de contenção nas plataformas. Segundo o órgão, a ação impediria acidentes e mortes. A CPTM por sua vez diz que estuda a viabilidade de instalação onde é necessário este tipo de barreira.

Por Renato Lobo | Vídeo de Haiser Ferreira

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus