Metrô SP

Trens novos do Metrô de SP devem receber sistema basculante de janela

Frota GCada vez mais comuns nas linhas de Metrô em São Paulo, as novas composições ou as reformadas, possuem ar refrigerado visando o alívio da temperatura nos horários de pico quando os trens transportam um grande número de passageiros.

Entretanto, com um sistema que beira os 5 milhões de usuários por dia transportados, é cada vez mais comum algum tipo de falha ou intereferência que acarreta na interrupção momentânea dos serviços. Em alguns casos, como a queda de objetos na via, é preciso desligar a energia para reparos. Nestes casos, o passageiro que esta em uma das novas composições passa a ter um problema a mais, já que estas não possuem janelas que possam ser abertas para ventilação, uma vez que o ar condicionado desliga sem o fornecimento de energia.

Pensando nisto, o Metrô nos informou que devem começar a ser instaladas sistema basculante de janela, para evitar que usuários descerem na via. A companhia deve começar os testes com a frota G, que circula nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Para quem não sabe que trem é, trata-se dos novos com o salão de passageiros na cor verde, fabricados pela empresa Alstom.

Se der certo, o Metrô deve ampliar a funcionalidade para as outras frotas.

Por Renato Lobo, colaboração de Ricardo Milani.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus