A tragédia que ocorreu com o cliclista ontem, no início da manhã causou revolta em ciclistas e em toda a população (veja aqui).
Hoje, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad veio a publico falar do caso. Ele lamentou o ocorrido e disse que defende a ideia de que ciclovias e ciclofaixas sejam instaladas em vias secundárias da cidade. Ele afirmou que a Companhia de Engenharia de Trafego (CET) estuda o assunto.
“lamentável o episódio de ontem [domingo]. Causou indignação em toda a população. A CET está preparando um estudo sobre esta questão de maneira pormenorizada. Eu sempre fui defensor da tese de que devemos usar melhor as vias secundárias preparadas para ciclovias e ciclofaixas”, afirmou Haddad.
Haddad afirmou que cicloativistas defendem outro tipo de modelo, mas disse que está disposto a discutir o assunto. “Ninguém pode, neste momento, se recusar a debater o problema para que possamos estabelecer regras seguras e viáveis para todos “, disse.
Para o diretor do Instituto CicloBr, Felipe Aragonez, a ideia pode ser boa se o prefeito estiver falando de ciclofaixa definitiva, como a de Moema, na Zona Sul. No entanto, ele não vê necessidade de aplicar a mesma medida em relação às ciclofaixas de lazer como a da Paulista.
De acordo com ele, as ciclofaixas têm mais de três anos de funcionamento e não apresentaram problema. “Ontem (domingo) foi uma coisa grave, mas a ciclofaixa nem estava funcionando ainda. Também a ciclofaixa não ia mudar muita coisa”, afirmou.
Aragonez disse não ter conhecimento do estudo mencionado por Haddad. “Quando se fala de estrutura cicloviária os prazos nunca são cumpridos. Estão sempre empurrando com a barriga“, afirmou.
Isso nós conhecemos de perto visto nossa luta pela construção da ciclovia da Eliseu de Almeida que por anos é só promessa.
Por Caio Lobo