Metrô SP

Governo quer antecipar inauguração de algumas estações da Linha 6 – Laranja

Linha 6 - Laranja do Metrô - Primeira FaseConforme foi anunciado pelo governo do Estado, algumas estações da Linha 6 – Laranja do Metrô, que deve ter as obras iniciadas em breve, podem ter a inaugurações antecipadas antes do prazo de conclusão, que é 2020. O contrato de concessão patrocinada do futuro ramal prevê as antecipações.

“Há uma previsão no contrato de que a operação parcial pode ser feita, mas sob determinadas condições. Só poderei ter antecipação de funcionamento se eu tiver linhas que sejam ligadas aos demais trechos da malha metroferroviária, para evitar uma estação isolada. Inauguro estações que tenham conexões com a malha já existente”, afirmou o diretor da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Tomás Bruginski.

A Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Vila Brasilândia, passando por bairros como Sumaré e Higienópolis. Nesta primeirta fase serão 15,9 km de extensão, incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba – Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica – Pacaembu, Higienópolis – Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.

Em seguida a linha será estendida após a Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando por estações como a Mooca, da CPTM, e chegando até o bairro de Cidade Líder. Já na outra ponta, a linha seguirá até região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus