Metrô SP

Linha 6 – Laranja: Governo testa modelo de pagamento que pode tornar obra mais barata

Rotem - Linha 4 - AmarelaO Governo do Estado de São Paulo acaba de anunciar um modelo inédito de pagamento na PPP da Linha 6 – Laranja que, segundo a administração estadual pode baratear os custos da obra. Resumidamente seria pagar pela construção enquanto ela é realizada.

O novo estilo de pagamento foi possível após a lei 12.766, sancionada em dezembro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o governo paulista, esse modelo pode tornar a obra mais barata em relação ao modelo anterior de PPP, que só permitia o pagamento ao concessionário após a conclusão das obras e início da oferta de serviços.

Tramita na Assembleia Legislativa um pedido de autorização para que o governo de São Paulo capte R$ 3,8 bilhões em empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições para bancar parte do empreendimento,  quase metade do custo atualizado de R$ 8 bilhões. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 9 maio. As linhas deverão estar em funcionamento apenas em 2020.

Por Renato Lobo, com as informações de G1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus