CPTM Trem de Carga Trens Regionais

Governo federal libera área do Expresso ABC à CPTM até 2015

O tão prometido Expresso ABC, que agora pode estar incluso em uma linha de trem regional, da mais um passo para virar realidade. Enfim, o governo federal sinalizou que vai ceder as áreas da União à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para implementação da linha, só que em 2015: “O prazo corre contra a gente. Temos dois anos para liberar. Esse é nosso compromisso com São Paulo”, disse o diretor-presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, designado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para cuidar do assunto.

No entanto, de acordo com o jornal “Diário do Grande ABC”, o fato de ser só em 2015, pode frustrar os planos da companhia estatal, que previa iniciar a construção da linha, que ligará Mauá à Capital em cerca de 24 minutos – hoje o itinerário é feito em uma hora -, já no ano que vêm. Hoje existem áreas da União que são utilizados para transporte ferroviário de carga e devem ser liberados para o Estado transportar passageiros.


Trem de Carga VS Trem Regional

Para viabilizar a linha de trem São Paulo – Santos, que está inserido Expresso ABC, governos do Estado e Federal terão quer construir o Ferroanel: “As questões do Ferroanel Norte e Sul, além do trem regional São Paulo-Santos, estamos discutindo juntos. O nosso trabalho está sendo feito estreitamente com o governo estadual”, disse Figueiredo.

A CPTM afirmou que em novembro, foi apresentada uma MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) ao governo estadual, por duas empresas, para construção de uma rede integrada de linhas de trens de 416 quilômetros. Esta proposta articula o Expresso ABC com o trem regional para Santos, que terá o projeto funcional concluído ainda neste semestre. A companhia afirma ainda que o Expresso ABC sairá do papel mesmo se o MIP não avançar.

Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus