Ciclista

ABC pode ganhar sistema de emprestimos de bikes e Ciclofaixas do Lazer

As conhecidas faixas que são designadas ao lazer em alguns dias da semana em algumas cidades Brasileiras, podem chegar a região do ABC após estudos feitos pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que protemete analisar também um sistema de compartilhamento público de bicicletas, com estações espalhadas pelos sete municípios. Caso seja aprovado, será lançada uma licitação para escolha da empresa responsável pela implantação.

No caso da Ciclofaixa de Lazer, a Federação Paulista de Ciclismo propôs um circuito em cada município, com interligações em alguns pontos de divisa. Segundo Andrea Brisida, integrante do GT Mobilidade, a idéia é que cada ciclofaixa possa reunir atrações de lazer das cidades, como parques públicos.

Na locação de bicicletas, a empresa Serttel apresentou a bike compartilhada como alternativa de deslocamento para pequenos percursos, com funcionamento não apenas nos finais de semana, mas também no dia a dia das sete cidades. Trata-se de disponibilizar bicicletas para uso da população a partir de um cadastramento com retirada dos veículos em estações do sistema espelhadas pelos municípios. A utilização é gratuita por um período e, após esse tempo o usuário paga uma taxa previamente estipulada.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus