Trólebus

Prefeitura inicia modernização do segundo trecho da rede de trólebus

O Consórcio Via Aérea, responsável pela manutenção e reforma da rede elétrica dos trólebus na cidade de São Paulo, deve iniciar nesta madrugada de quarta para a quinta, a reforma dos cabos elétricos no segundo trecho, entre o Terminal Carrão, e a Rua Cantagalo, via de acesso para a GTA (Garagem do Tatuapé). Meses atrás a antiga empresa Façon, que faliu e consequentemente descredenciada pela SPtrans, reformou o primeiro trecho entre o Terminal São Mateus e o Terminal Carrão.

A previsão de término será em 18 de fevereiro. Aos finais de semana os trabalhos serão das 23h30 às 3h30 e das 23h30 às 11h 00 (nos dias 02,09,11 e 16 de fevereiro) os trólebus das linhas 2290/10 Terminal São Mateus- Terminal Parque Dom Pedro II, 342M/10 Terminal São Mateus – Penha serão substituídos por veículos à diesel. A linha 2291/10 Terminal São Mateus – Praça da República por ser uma linha noturna vai operar com veículos diesel.

A reforma, prevista em contrato deve ser feita em quase toda a extensão da malha de trólebus, sendo que os fios de contato devem ser substituídos, e os tirantes que sustentam as redes trocados por cabos flexíveis. Com a modernização, os trólebus ganham agilidade na operação e aumento na velocidade.

No caso da Avenida Rio das Pedras, o pavimento asfáltico foi recentemente recapeado, resultando em uma ótima operação dos ônibus elétricos. Isto mostra que o novos veículos e nova rede aérea contribuem, mas o piso é essencial para um bom funcionamentos destes veículos, que não agridem o meio ambiente.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus