CPTM

Trem para aeroporto de Guarulhos não vai ficar pronto para a copa do mundo

A linha 13 – Jade, o trem que ligará o sistema sobre trilhos ao aeroporto do Cumbica não vai ficar pronto a tempo para a copa do mundo, como se isso fosse uma grande surpresa. O Governo Paulista deu essa semana a segunda noticia de que algum aeroporto não teria ligação sobre trilhos. Primeiro foi o Monotrilho da Linha 17 – Ouro que vai chegar ao aeroporto de Cumbica, já noticiado que pode não ficar pronto a tempo para o mundial.

Segundo o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Manoel Bandeira, as obras só começarão em fevereiro de 2013 e levarão de 18 a 24 meses. “O trem não consegue ficar pronto para a Copa, ainda estamos discutindo os detalhes da licitação”, afirmou. Ele lembrou que mesmo construída em via elevada a obra é complexa e precisa atravessar o parque linear do Tietê.

Em entrevista ao jornal Valor, Bandeira lembrou ainda que o governo de São Paulo mantém conversas com a concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que está assumindo a administração do aeroporto, para definir o melhor local da estação. “Havia um local reservado entre os terminais 1 e 2. Há documentos que comprovam isso, mas eles dizem que não sabiam do projeto e reservaram o espaço para outra finalidade”, afirma.

Segundo Bandeira, a concessionária reservou espaço próximo ao Terminal 4, que atualmente atende apenas a WebJet, e fica dois quilômetros distante dos terminais 1 e 2, que são os mais movimentados e darão acesso ao terminal 3, que está em construção. Já para o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a concessionária precisa explicar seu projeto. “Não é proposta nossa a construção da estação longe dos principais terminais. Eles é que têm de explicar”, afirma. O governo de São Paulo pediu licença da concessionária para começar os trabalhos até o fim do mês no local inicialmente previsto para a estação entre os terminais 1 e 2. “Aguardamos a resposta deles”, disse.

Por Renato Lobo | Imagem de Eduardo Ganança

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus