CPTM Metrô SP

Movimento na estação Pinheiros cresceu 10 vezes desde 2010

Fluxo de passageiros na estação Pinheiros, local por onde cruzam a Linha 4 – Amarela do Metrô (operado pela ViaQuatro) e a Linha 9 – Esmeralda da CPTM, mais do que dobrou neste ano, se comparado com todo o ano passado.

Até setembro de 2012, 23,9 milhões de passageiros (87.440 por dia) passaram pela parada. Em todo o ano de 2011, foram 11,6 milhões (31.831 por dia), segundo dados obtidos pela reportagem da Folha de São Paulo junta a CPTM. Já no ano de 2010, quando a estação recebeu 2,1 milhões (5.762 por dia), o crescimento foi cerca de dez vezes maior em relação a este ano.

Vale lembrar que a inauguração da Linha 4 – Amarela fez com que moradores da zona sul e passageiros da Linha 9 da CPTM e da Linha 5 do Metrô se conectassem com outras linhas do sistema metroferroviário, já que o ramal amarelo integra além das outras linhas citadas, os ramais 1, 2 e 3 do Metrô e mais as linhas 7 e 11 da CPTM.

Antes, para chegar à região central, muitos passageiros vindos da zona sul precisavam ir até a estação Presidente Altino, próxima à divisa com Osasco (Grande São Paulo), para fazer uma integração com a linha 8-diamante e só então chegar ao metrô, na estação Palmeiras-Barra Funda, da linha 3-vermelha.

A CPTM aponta mais uma variável para este aumento na estação Pinheiros: a inauguração de novas estações na linha 2 do metrô –Tamanduateí, em agosto de 2010, e Vila Prudente, em setembro de 2011. Exatamente neste período, as estações Grajaú e Santo Amaro ganharam 3 milhões e 4 milhões de passageiros, respectivamente. Por outro lado, a estação da Luz perdeu 7,6 milhões de passageiros –queda de 46,02 milhões em 2010 para 38,41 milhões em 2012.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios