Monotrilho

Metrô divulga como será decorado trens do Monotrilho da Linha 15 – Prata

O Metrô divulgou como será a arte vencedora do concurso “Tá pintando um novo metrô” estampada nos trens do Monotrilho. Aquela maquete que esteve durante um tempo exposto na estação Vila Prudente, agora está na feira Negócio nos Trilhos, no pavilhão vermelho da Expo Center. O autor da estampa, o João Paulo Ferreira receberá seu prêmio das mãos do secretário estadual dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, e de André Guyvarch, presidente da fabricante Bombardier Brasil.

João Paulo Possos Ferreira, ou simplesmente JP, como é mais conhecido, tem 21 anos e é dono de um ateliê na Granja Viana. Vencer o concurso do monotrilho não foi sua primeira conquista. Ele já havia sido um dos artistas convidados para desenhar os orelhões da Avenida Paulista, na intervenção Call Parade. Sua obra-orelhão leva o sugestivo nome “Sem Sentido”, e fica próxima ao MASP. Já é possível identificar nela a profusão explosiva de cores e formas que, misturadas, compõem seu estilo. JP ficou sabendo do concurso do monotrilho por meio de amigos, e não esperava ganhar. “Fiz uma coisa rápida, com canetinha e papel, em duas horas estava tudo pronto”, diz. Fazer projetos não é com ele, o negócio mesmo é “deixar a coisa fluir”. No caso do monotrilho, a arte foi concebida com um olho lá na frente, para que pudesse ser contemplada a 15 metros de altura e 36 km/h. “Sempre usei cores fortes. Quero ver São Paulo mais colorida, não cinza como ela é”, contou ele para a revista Época.


De acordo ainda com a revista, existe um impasse sobre a quantidade de carros que será adesivada com a ilustração. A arte de JP certamente estará nos primeiros e últimos carros dos 54 trens que vão circular na linha, mas é possível que esteja em todos. Independente desse número, o artista plástico já se diz realizado por ter seu trabalho exposto de maneira tão inusitada. JP conta a reportagem que sua vontade é inspirar passageiros e pedestres a também fazerem arte e a olharem a cidade de uma forma diferente, mais descontraída. A expectativa é ambiciosa: “Quero mudar São Paulo, espero que os artistas estejam comigo”.

Por Renato Lobo, com as informações de “Época São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus