Representantes do Governo Estadual deram o primeiro sinal positivo para a inclusão do sistema sobre trilhos (Metrô e CPTM) no Bilhete Único Mensal, principal promessa de campanha do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad.
De acordo com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, houve conversas entre ele e “conhecidos no PT” sobre o assunto e que o governo está “aberto a discutir e conversar”.
Jurandir classifica a proposta como tecnicamente viável, entretanto faz ressalvas sobre a possibilidade de implantação, especialmente nas questões de controle dos custos: “O Metrô não pode entrar em um sistema e depois pagar o pato. Nós apanhamos muito com a venda do bilhete único por um serviço que não era nosso”, contou.
O secretário se refere à implantação do bilhete único, na gestão Marta Suplicy, que no inicio servia apenas aos ônibus e depois na gestão de José Serra foi estendido à rede sobre trilhos. Foi justamente a partir desta época que os índices de lotação do Metrô e CPTM começaram a crescer. Agora, ninguém sabe como será o cenário com a inclusão do bilhete único mensal no sistema metroferroviário, uma vez que este último carrega mais de 7 milhões de pessoas por dia.
Por outro lado, em cidadrs como Paris e Nova York, por exemplo os usuários pagam uma taxa única e podem fazer quantas viagens quiserem naquele período de tempo . Nos ônibus gerenciados pela SPTrans, o sistema deve ser implantado em 2013, segundo o coordenador da equipe de transição de Haddad, Antonio Donato, mas depende do Governo do Estado para estender à rede sobre trilhos.
Por Renato Lobo