Conforme já noticiamos, a linha 17-ouro do Metrô, prometida como uma das obras de mobilidade urbana da Copa para São Paulo, não será entregue a tempo do Mundial.
Agora, o Governo de SP já solicita à Brasília que retirem o projeto da Matriz de Responsabilidade da Copa. Com a retirada, as obras do monotrilho perderá R$ 1,082 bilhão em recursos federais de uma linha especial de financiamento da Caixa Econômica Federal criada exclusivamente para financiar obras de mobilidade urbana para a Copa.
O pedido da retirada é uma manobra do Governo paulista para que a obra não fique sem financiamento da União. Assim, o governo paulista pode pedir outra linha de financiamento ao Ministério do Planejamento. De acordo com a pasta, a obra, assim que retirada da Matriz oficialmente, pode ser financiada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.
A linha 17-ouro deve ter sua primeira etapa entregue no segundo semestre de 2014 e ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da linha 9 da CPTM.
Por Caio Lobo | Imagem de Marcio Staffa