CPTM

Linha 10 da CPTM ganha todo dia 5 mil novos usuários. Secretário atribui aumento à melhorias

A sensação lata de sardinha para passageiros da Linha 10 – Turquesa está cada dia pior. De acordo com reportagem do jornal “Diário do Grande ABC” a cada dia o trem que corta o ABC ganha cerca de 5.000 passageiros novos. O ramal, que liga Rio Grande da Serra ao Brás, registrou uma média de 23,5 milhões de embarques em agosto e setembro de 2012, contra 21,7 milhões no mesmo período do ano anterior – aumento de 8,4%.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, atribui o crescimento na demanda pelas melhorias no serviço prestado. “A Linha 10 tinha intervalo de seis minutos entre os trens, que caiu para cinco nos horários de pico”, explica.

De acordo ainda com o secretário, um dos fatores que permitiram a diminuição no intervalo foi a redução do percurso, da Luz para o Brás: “Com a mudança, o conforto para quem tinha como o destino o Brás foi substancial. Isso funciona muito na base do boca a boca, porque as pessoas comentam que estão pegando o trem e está melhor.”

A CPTM conta que no último ano a frota da linha 10 teve mais cinco trens vindos da Linha 9 – Esmeralda. Cada composição tem capacidade aproximada de 2.000 pessoas. A companhia afirma que, em 2012, os investimentos para a linha turquesa são de R$ 165 milhões, para obras de modernização dos sistemas de sinalização, telecomunicação, rede aérea e trilhos. Os dois pátios para trens, próximos à Estação Mauá, estão sendo remodelados.

Por Renato Lobo | Imagem de William Molina

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus