Mobilidade Urbana

Rios Tietê e Pinheiros poderão ter “expresso aeroporto” até 2014

Hoje, quem desce no aeroporto internacional de Guarulhos, Grande São Paulo, e quer se dirigir à capital paulista, opta ou por táxi ou por ônibus. Porém, em dois anos, o governo poderá permitir que o passageiro tenha faça o trajeto de navio, pelos rios Tietê e Pinheiros. Esta é a proposta de um projeto em análise pelo Estado por ser mais barata.

“É algo ainda embrionário. Mas as pessoas sairiam do aeroporto e passariam por estações como Anhembi, Cebolão, Alphaville, Pinheiros, Vila Olímpia, Cidade Universitária. Mas precisaria criar conexão entre Guarulhos e o rio. Isso seria feito por um córrego que precisaria ser habilitado para uso”, diz Casemiro Tércio Carvalho, diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria> Estadual de Logística e Transportes.

De acordo com o diretor, o transporte seria feito por uma embarcação híbrida, com ambiente isolado e ar condicionado para evitar o mau cheiro do rio. Carvalho ressalta que o projeto – estudado para a Copa do Mundo de 2014 – só sairá do papel se as “contas fecharem” e o governo encontrar interessados, na iniciativa privada, para administrá-lo. Além disso, a concretização dos projetos de construção das linhas 13 – Jade, da CPTM, e 2 Verde, do Metrô, até a região de Guarulhos, podem inviabilizar o investimento no transporte náutico.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus