Conforme noticiado hoje pelo Estado de São Paulo, a estação do Aeroporto de Guarulhos, da futura linha 13 – Jade, será construída em frente ao Terminal 4, que hoje só atende a voos da companhia Webjet e encontra-se a 2 km de distância dos demais terminais.
Diferentemente de Aeroportos no exterior, este Terminal não possui conexão física com os demais Terminais. Hoje, para ir do Terminal 4 para o 1 e o 2, a Infraero oferece ônibus para deslocamento. A CPTM informa também que o deslocamento da estação para o Terminal 4 (cerca de 300 ms de distância) ficará a cargo da concessionária responsável pelo aeroporto.
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. ainda não sabe como conectará o Terminal 4 com os demais Terminais. Uma das alternativas é a construção de monotrilho para a ligação.
O Governo do Estado promete esta linha para 2014 junto com a Copa do Mundo, porém a licitação de obras ainda nem foi lançada. O Governo tem estimativa de começar as obras no primeiro semestre de 2013.
A linha 13 – Jade na primeira etapa contará com apenas 2 estações: Aeroporto e Eng. Goulart. Esta última terá conexão com a linha 12 – Safira. Em uma etapa seguinte, após 2014, será construída a estação Cecap em Guarulhos.
Nenhum trem para esta nova linha foi adquirido. Caso a licitação de trens não seja lançada em tempo hábil, a CPTM considera a hipótese de retirar trens de outras linhas para uso na linha 13.
A estimativa de custos de linha 13 está em torno de R$ 1,2 bilhão e projeta atender 120 mil usuários em dias úteis. A estação Aeroporto terá plataforma central elevada e será erguida em uma faixa de grama entre o Rio Baquirivu-Guaçu e a Rodovia Hélio Smidt. A maior parte do percurso da linha será em via elevada. A extensão da linha será de 12,8 km.
Em 08/10/2012 foi realizada Audiência Pública, onde foi apresentado à população, detalhes sobre a linha bem como deve ser a licitação.
Por Caio Lobo