Pedalar em São Paulo é sempre um risco. Na maioria das vezes bicicleta, ônibus, moto, caminhão e claro, o dono da rua, o carro disputam o mesmo espaço, sendo que o maior sempre acaba tendo vantagem sob o menor. Mas um grupo de arquitetura britânico fez um projeto bem inusitado, o Sky Cycle: um conjunto de ciclovias suspensas que se espalha pelos céus de Londres.
Segundo publicação da revista Exame, o projeto de ciclovia elevada assemelha-se ao Expresso Tiradentes. Ainda que o design seja futurista, a prefeitura de Londres gostou do projeto e tem planos de implementá-lo em 2015 na cidade, em parceria com a Network Rail, empresa que administra o metrô londrino.
De acordo com Sam Martin, diretor do estúdio Exterior Architecture e idalizador do projeto, a ciclovia área vai garantir segurança para os ciclistas e, quem sabe, estimular mais pessoas a usar a bicicleta como meio de transporte sustentável.
Em entrevista ao jornal Daily Mail, Martin admite ter abandonado a magrela justamente por medo de trafegar ao lado de outros automóveis e diz que o projeto vai solucionar a falta de espaço na cidade. “Até 2020, o número de viagens de bicicleta triplicará para cerca de 1,5 milhões. Mas para onde vai todo mundo? Não dá para construir mais pistas de ciclismo no chão. O Sky Cycle é o próximo passo lógico”, defendeu. Confira abaixo um vídeo de 42 segundos sobre o Sky Cycle:
Por Renato Lobo