SPTrans

Em SP ônibus batem recorde de passageiros transportados em Agosto

A sensação “lata de sardinha” está mais evidente no sistema de ônibus da capital paulista. De acordo com estatísticas divulgadas pela própria Prefeitura nesta semana, mostram que os veículos transportaram no mês passado 267 milhões de usuários, sendo cerca de 8,6 milhões por dia. O número máximo havia sido atingido exatamente um ano antes, em agosto de 2011, quando 265 milhões de passageiros usaram algum coletivo de São Paulo.

Os dados divergem de uma outra informação repassada na mídia, sobre uma tendência do aumento de passageiros no Metrô contra os que usavam ônibus, mostrado aqui no Via Trolebus.

A informação foi publicada pelo “Jornal da Tarde“, que trouxe a opinião do assessor técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Marcos Bicalho: “A questão central que se coloca é dar mais eficiência aos ônibus.” De acordo com ele, é necessário priorizar os coletivos em grandes avenidas, em detrimento dos carros. “Assim, os ônibus, mesmo com mais gente, vão andar mais rápido e a oferta de viagens aumentará, resultando em mais conforto.”

Em nota, a SPTrans informou ao jornal que a demanda se manteve estável nos dias úteis entre os meses de agosto de 2011 e 2012, apesar do crescimento absoluto. Segundo a empresa, entre um ano e outro “a oferta de lugares cresceu 2,1% em todo o sistema, ou seja, 1,3 ponto porcentual acima do crescimento de passageiros transportados em agosto”.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus