Monotrilho

Concurso para escolher arte estampadas nos Monotrilhos vai até o dia 27

Você pode ajudar a escolher como será a cara dos novos Monotrilhos de São Paulo. Até o dia 27 deste mês o internauta pode votar em um dos 20 finalistas do concurso “Ta pintando um novo Metrô“. Trata-se de 20 obras de artes feita por artistas que enviaram sua arte que serão estampadas no primeiro e no ultimo carro das composições da futura Linha 15 – Prata, que vai ligar a estação Ipiranga até a Cidade Tiradentes, com previsão para operação do primeiro trecho entre Vila Prudente e Oratório já no ano que vêm.

Sobre a Linha

A primeira linha de monotrilho será a de maior capacidade do modal no mundo, com capacidade de 500 mil pessoas por dia. Segundo o Metrô, a previsão é que o ramal chegue em São Mateus, junto ao terminal da EMTU no final de 2014 já carregando 27 mil pessoas por hora/sentido, fluxo semelhante ao da Linha 2 – Verde nos dias atuais.

Será a primeira experiência com Monotrilho, modal bem questionado por especialistas na questão do custo da obra e da capacidade de carregamento. Muitos estudiosos do setor são contra o modal pela poluição visual que o Monotrilho causa nas vias. Já o Governo afirma que adotou o modal por ser mais barato e de menor tempo de implantação.

Além da Linha 15 – Prata, teremos Monotrilhos na Linha 17 – Ouro que vai ligar a Estação Jabaquara, o Aeroporto de Congonhas e a estação São Paulo – Morumbi, já em obras, e a Linha 18 – Bronze, que vai ligar a estação Tamaduateí até São Bernado do Campo.

Por Renato Lobo | Imagem de Paulo Arós

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus