Ciclista

ViaQuatro e suas placas contra Ciclistas

A ViaQuatro, empresa que administra a Linha 4 – Amarela fixou nos postes logo na frente das entradas das estações Paulista e Faria Lima placas proibindo o estacionamento de bicicletas: “Proibido estacionar bicicletas neste local. Sujeito a apreensão do veículo”.

Segundo o jornal “O Estado de São Paulo” a medida causou polêmica nas redes sociais e provocou a reação de cliclistas. “O Metrô tem por tradição cuidar do entorno das estações de forma rígida. A melhor opção não é proibir, mas oferecer uma alternativa para que o ciclista não precise usar o poste”, afirmou Thiago Benicchio, diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

As duas estações com as placas não têm bicicletários nem paraciclos. “Quando vi, me perguntei: eles são donos do poste? A calçada é de quem? É uma medida muito preguiçosa”, disse a educadora e ciclista Evelyn Araripe, de 27 anos ao jornal.

É importante lembrar que existem duas regras municipais, a Lei 14.266/07 e a 13.995/05, que obrigam os locais com grande afluxo de pessoas a instalar bicicletários. Segundo as normas, a construção de bicicletários deve ser prioritária em regiões próximas de estações de metrô, trens e corredores de ônibus. Apesar de promulgadas, as leis não foram regulamentadas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que realizaria uma vistoria nos locais citados. O Jornal procurou a ViaQuatro, que afirmou que já havia retirado as placas. A operadora da linha amarela foi questionada sobre a construção de bicicletários nas estações em questão, mas não respondeu ao jornal.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus