CPTM

CPTM da mais um passo para extensão da Linha 9 – Esmeralda

Promessa de campanha do governo Alckmin, a extensão de 6 km da linhas 9 – esmeralda do Grajaú até o bairro de Varginha esta mais perto da realidade. As obras devem ser iniciadas ainda neste ano e durarem cerca de 2 anos, portanto em 2014. Curioso o ano não?

A CPTM abriu na semana passada uma licitação para contratar serviços especializados de supervisão técnica dos projetos básico e executivo do prolongamento do ramal de trem que corre pela marginal, que estão sendo elaborados desde dezembro. Esta supervisão abre caminho para a conclusão dos projetos básico e executivo, que avaliam a viabilidade técnica, os impactos e os custos das obras. Após o término dos estudos, a companhia pode abrir a licitação para escolher a empresa que será responsável pela implantação da extensão da linha.

O ramal é o que mais cresce em termos de passageiros no sistema ferroviário. Foram mais 98 mil usuários por dia, em média, entre 2010 e 2012, o que representa um crescimento de 36%. Parte desta explosão de demanda é a integração com a Linha 4 – amarela na estação Pinheiros, que acabou conectando a linha 9 com o todo os sistema metroviário de São Paulo.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus