A coisa anda feia entre os candidatos a prefeitura de São Paulo. Digo feia entre a falta de opção que temos para substituir nosso ilustre refeito que esta aí. O candidato do PDT Paulinho da Força, ao apresentar suas propostas na rádio BandNews FM, soltou uma proeza. Paulinho disse que não fará ciclovias para ligar a periferia ao centro da cidade, por simplesmente considerar “um convite para a morte”.
“Ciclovia no centro é para matar pessoas”, afirmou o candidato. “Ciclovia tem de ser uma coisa próxima e não pode vir para o centro. Vou construir ciclovias pequenas, de três ou cinco quilômetros, mas dentro dos bairros.”
Para Paulinho, o uso da ciclovia no centro complicaria ainda mais o trânsito da cidade. “Ciclovia significa mais complicação. Quero levar os empregos para os bairros justamente por isso. Essa loucura que é hoje não pode mais acontecer. Quero investir na periferia.”
O candidato até tem razão no que se refere ao desenvolvimento nas regiões periféricas, uma vez que o cidadão quando trabalha no seu bairro, não precisa se deslocar até o centro ou outros bairros aumentando assim o número de viagens. Mas errou feio em não querer incentivar o uso de bicicletas, sobre alegação de que complicaria mais o trânsito. O uso de bicicletas ajuda a reduzir justamente o trânsito e a poluição.
Na certa ele deve ter confundido Ciclovia com Ciclofaixa. Ciclovia é segregada e separada do trânsito do carro. Morte nelas, só se for por mal súbito do ciclista…
Por Renato lobo