CPTM

Trem de Guarulhos deve ter suas obras iniciadas no primeiro trimestre de 2013

Com prazo um tanto quanto apertado, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, afirmou nesta semana que a segunda maior cidade do estado terá uma ligação ferroviária até 2014. Trata-se da Linha 13 – Jade, um trem metropolitano que vai partir do Brás paralelo, ou na mesma via da Linha 12 – Safira, e a partir da estação Engenheiro Goulart vai em direção ao aeroporto de Cumbica em Guarulhos, passando pelo parque Zezinho Magalhães. Parte do trajeto será em via elevada.

Com custo de 1 bilhão e 200 milhões a linha terá 11 km de extensão. O Governador ressaltou que o ramal será licitado este ano (conforme adiantamos aqui), e as obras começam até março de 2013, e até 2014 o trem estará operando antes da copa do mundo. Alckmin promete uma segunda fase da linha até a Vila São João. A previsão é que a viajem em um trem da linha 13 demore 23 minutos do Brás até o Aeroporto. No parque Cecap é previsto uma ligação com um terminal Metropolitano do futuro corredor Guarulhos – São Paulo.

No passado o Governo anunciou um trem expresso que sairia da luz em direção ao aeroporto de Cumbica com serviço diferenciado onde o passageiro poderia fazer o check in na estação ferroviária, mas houve mudança nos planos e a nova administração decidiu unificar esta linha que era denominada 14 – Ônix com a 13 – Jade, no padrão da CPTM.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus