O Metrô de São Paulo recebeu mais um trem reformado. A antiga composição 314 (C14) foi reformada pela empresa TTrans no Rio de Janeiro e retornou ao pátio Belém já com a nova roupagem dos trens modernizados. A K14 deve agora passar por teste dinâmicos para ser integrada a frota.
Só da frota K já chegaram K01, K07, K22 e K 24, já em operação e K10, K11 e K 14 que ainda estão paradas. Segundo informações extraídas das redes sociais, as composições 305 e 321 estão em processo de modernização na empresa carioca.
Os trens modernizados possuem ar-refrigerado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, situação comum nos dias de chuva. O Metrô espera formar até 2014 todos os 98 trens antigos das Linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha
Por Renato Lobo