Prometido anteriormente pelo menos para esta década, a nova Linha 15 – Branca, que apesar do diferente nome será operada pelos mesmos trens da Linha 2 – verde, poderá ser concluída apenas em 2025. Segundo informações extraídas do “O Estado de São Paulo” o primeiro trecho da Linha 15 deverá ser entregue só em 2020, sendo 3,3 km de extensão com apenas quatro estações – Vila Prudente, Orfanato, Água Rasa e Anália Franco -, o que exigirá um investimento de R$ 2,3 bilhões em valores atuais. O restante deverá ser inaugurado na metade da década que vem, chegando até as proximidades da Dutra, passando pelos bairros de Vila Formosa, Vila Manchester, Aricanduva, Penha e Tiquatira.
Ao todo serão cerca de 13,5 quilômetros de extensão, o ramal desapropriará 400 imóveis, entre casas, pontos comerciais, agências bancárias, duas escolas, estacionamentos e parte de duas favelas. A nova linha deverá chegar até o limite com Guarulhos.
Com a construção da primeira fase até Anália Franco, futura estação que vai permitir a conexão com a Linha 6 – Laranja, não serão necessários novos trens e pátio, mas daí em diante o governante que tocar a obra terá que erguer um pátio e comprar novas composições.
Especialistas e os próprio planejamento do Metrô aposta nesta ligação metroviária para desafogar a linha mais lotada do sistema, que a 3 -Vermelha (Corinthians – Itaquera / Palmeiras – Barra Funda), já que o ramal Branco vai corta-la na estação Penha, dando mais uma opção a enxurrada de passageiros que vem da zona leste. Só que com este prazo…
Por Renato Lobo