Ciclista

Em São paulo motorista que fechar bicicleta será multado

Certas leis de trânsito funcionam na pratica quando dói no bolso dos motoristas. Seguindo esta linha, a Prefeitura de São Paulo vai passar a multar os que ameaçarem a segurança de ciclistas no trânsito a partir de maio. A CET vai enquadrá-los no artigo 169 do Código de Trânsito, que prevê infração leve (R$ 53,20) e três pontos na carteira. Baixo o valor né?

A Companhia de Engenharia de Tráfego treinará agentes para identificar as condutas perigosas dos motoristas. O artigo 169 prevê multa para quem “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. Entre as ações que serão punidas com multas, estão dirigir muito perto dos ciclistas e dar fechadas em quem trafega com as bicicletas. O compromisso foi assumido em 29 de março, pelo Secretário Municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, em uma reunião com cicloativistas.

A lei vem em boa hora. Só no ano passado, 49 ciclistas morreram nas ruas da capital, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde – em 2005, foram 93 mortes.

Por Renato Lobo, com as informações de Agência Estado

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus