Após completar 7 meses de operação, a estação paulista, que fica na Rua da Consolação, junto com a estação Consolação que fica na Avenida Paulista atende o dobro da capacidade que foi projetada. De acordo com reportagem do Estadão, cerca de 300 mil pessoas passam diariamente pelas estações que são interligadas, sendo que o Metrô projetou para apenas 145 mil. Já a estação Sé foi projetada para 1 milhão, e passam 800 mil passageiros diariamente.
O Metrô não concorda com a afirmação de que a estação Paulista foi mal projetada: “Com a operação de uma nova linha, como a 4-Amarela, conhecida como ‘de integração’, porque cruza três linhas da CPTM e três do Metrô, é natural que haja um novo acomodamento da rede e algumas estações fiquem mais carregadas e outras menos”, informou o Metrô ao jornal, por meio de nota.
Segundo o Governo, esta sensação de desconforto deve diminuir assim que a Linha 5 – Lilás, ramal que vem do extremo sul, chegar na estação Chácara Klabin, na Linha 2 – Verde, passando pela estação Santa Cruz, na Linha 1 – Azul. Vai haver novamente uma reacomodação, uma vez que parte dos usuários que passam hoje pela Paulista, vão em direção a zona Sul, através da conexão do ramal amarelo com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM que chega até o Grajaú. Os usuários poderão usar o ramal lilás direto para atingir a região de Santo Amaro, Interlagos além do próprio Grajaú.
Só que antes de 2015 a linha 5 estará parando apenas na Estação Adolfo Pinheiro.
Por Renato Lobo | Imagem: Hélvio Romero/AE