O site Band trouxe uma reportagem bem interessante onde é descrita perguntas e respostas sobre multa aos motoristas que ameaçarem a segurança dos ciclistas no trânsito. leia na íntegra:
Quando os motoristas começarão a ser multados?
De acordo com a CET, os agentes estarão aptos para multar os infratores a partir de maio.
Quais os atos que serão caracterizados como agressão ao ciclista?
De acordo com a resolução, qualquer manobra que force um ciclista a alterar seu percurso ou frear abruptamente será considerada uma agressão. O veículo não poderá fazer a conversão para uma rua, por exemplo, se houver alguém circulando com uma bicicleta entre ele e a via. Também haverá punição para quem dirigir muito perto dos ciclistas ou “colar” na traseira das bicicletas.
Quem realizará a fiscalização?
A CET informou que todos os seus 2,4 mil agentes realizarão a fiscalização para proteger o ciclista. Segundo a Companhia, os funcionários já começam a ser orientados para ampliar o foco na movimentação dos ciclistas e também em sua segurança.
Como os motoristas que descumprirem a norma serão punidos?
Os motoristas serão autuados, principalmente, em alguns enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro. O primeiro item, previsto no artigo 169, fala sobre quem dirige “sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. Basicamente, será punido quem dirigir muito próximo ao ciclista. Neste caso, a infração é leve e prevê três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Outro item, de gravidade média, pode gerar até quatro pontos e multa de R$ 85,13: deixar de deslocar veículo, com antecedência, para faixa à esquerda ou à direita, obstruindo a passagem do ciclista. Este ponto é citado no artigo 197.
O anúncio da CET vai aumentar a segurança para o pedestre?
O sucesso da iniciativa dependerá da eficiência da fiscalização. No início de 2011, a CET iniciou uma campanha de proteção ao pedestre, fiscalizando condutas dos motoristas ao realizar conversões.
Um ano depois, uma pesquisa apontou que a sensação de insegurança continua grande entre os pedestres. Dos entrevistados, 67,5% afirmaram que motoristas não respeitam quem anda a pé. Além disso, 40,7% disseram que os condutores não respeitam a faixa de travessia.