CPTM VLT

Governo divulga estações de VTL que vai ligar Santa André a Guarulhos, mas BRT é prioridade

O governo do Estado divulgou as estações que farão parte da nova linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar o ABC a Guarulhos. O novo ramal que deverá ser operado pela CPTM, terá 23 estações, e partirá da antiga Parada Pirelli, estação desativada da linha 10-Turquesa.

Partindo dessa estação, será possível realizar integração com a estação Sapopemba, da Linha 2 – Verde, as estações Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira: “Há esboços, estudos funcionais. A ideia é fazer um VLT subindo perpendicularmente, lá debaixo da Pirelli passando todo aquele eixo da linha 11 e linha 12, chegando até Guarulhos”, explica o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em entrevista ao jornal Repórter Diário.

Mas, antes que você se anime com a linha, o governo trabalha para ergue-la no horizonte de 2021.

Governo quer antes a extensão do corredor do ABD

“O que está mais adiantado é o projeto para passar pela [avenida] Jacu-Pêssego, saindo do terminal São Mateus. Em todo aquele complexo do corredor ABD a pessoa vai estar no mesmo sistema sem pagar tarifa nenhuma a mais e vai embora até Guarulhos”, explicou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O Secretário se referiu a extensão do corredor São Mateus – Jabaquara até Guarulhos.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus