Trólebus

Cada ônibus a diesel lança na atmosfera 7,6 kg de material particulado por ano

O Jornal “Diário de São Paulo” trouxe uma matéria neste domingo totalmente dedicada aos trólebus, e sua renovação. A matéria feita pelo jornalista Juca Guimarães conta as vantagens deste modal, como por exemplo a poluição zero. É citado que um ônibus a diesel, bem regulado, lança na atmosfera 7,6 kg de material particulado na atmosfera por ano. Os trólebus não emitem nenhuma poluição.

A reportagem fala sobre a renovação da frota, e que até junho todos os trólebus “Marcopolo Torino Gv” com chassi Scanias serão extintos dando lugar aos novos “Caios Millenium III”. Serão pelo menos 78 veículos, sendo que 50 já operam, no entanto a reportagem fala em 41. O texto conta da preferência de motorista em conduzir os elétricos pela sua suavidade, e também de passageiros que gostam dos trólebus.

São ao todo 11 linhas de trólebus que circulam na capital, carregando um total de 110 mil passageiros por dia. 190 é  a frota, sendo que o edital de licitação de operação da área 4 assinado pelo Consorcio leste 4 prevê 213. A rede aérea tem um total de 137 Km na cidade de São Paulo.

Mesmo com a aquisição dos 78 novos trólebus com esta pintura diferenciada, e mais os 14 novos que já rodam, restam ainda 50 veículos a serem adquiridos para a prefeitura cumprir com o contrato de 140 novos trólebus, entretanto estes restantes ainda não foram sequer encomendados.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus