Mobilidade Urbana Trens Regionais

Mais obras para eixo São Paulo-Litoral, visando o transporte individual

Devem ser iniciadas neste mês as obras de construção de uma quinta pista na rodovia dos Imigrantes. A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes deve erguer a pista na região do pedágio, à direita das pistas já existentes mas, em sua maioria, a nova opção fará com que os motoristas dirijam pelo canteiro central. A entrega do primeiro trecho está prevista para dezembro deste ano.

Estima-se que a construção da quinta pista vai permitir aumento de 25% no fluxo de veículos, o equivalente a cerca de 2 mil veículos por hora. O investimento total será de R$ 19 milhões e conta também com a ampliação de duas pontes sobre a Represa Billings e de dois viadutos.

Por outro lado, a obra de um trem regional que deve ligar a capital a Santos deve ter o inicio das obras só para 2014 ou 2015. A ferrovia está na fase do projeto funcional, que é o inicio dos estudos, que define o número de paradas, demanda diária, e também por onde o trem vai descer, se por Paranapiacaba ou por Evangelista de Souza, ou um outro traçado.

Por Renato Lobo

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus